É evidente que nos dias atuais nunca se produziu tanto conteúdo ao mesmo tempo. Seja textos, imagens ou áudio, a internet é invadida por centenas de terabytes de informação à cada segundo.

De início precisamos entender o o que define uma banda ou artista independente. Estes são aqueles que não estão vinculados com nenhuma das quatro majors, nome atribuído às quatro grandes gravadoras – Universal Music Group, Sony Music Entertainment, EMI Music e Warner Music Group. Juntas as quatro controla mais de 70% do mercado fonográfico mundial.

Vencer essas majors pode parecer impossível para os independentes, mas muitos tem lutado e demonstrado que é possível viver do sonho da música. Graças ao advento das tecnologias eles tem acesso à estúdios de produção e gravação, lançamentos nas mais diversas plataformas digitais de distribuição e até mesmo em forma física, como CDs e discos de vinil.

Compreender o marketing digital é fundamental para os independentes, mesmo que de forma primária, para iniciar todo o percurso em busca da sua base de fãs, divulgar mais e melhor o seu trabalho e vender seus produtos, seja em forma de shows e apresentações ou mesmo em forma de merchan, como camiseta, poster, bottom e CD/LP.

Uma identidade visual bem estabelecida, fotos promocionais e arte final com profissionalismo, um site bem estruturado, perfis ou páginas em redes sociais populares., geração de um conteúdo não somente dinâmico, mas com estratégia e foco, Tudo isto gera, acima de tudo, um grande interesse pelos fãs e que acabam chamando a atenção de produtores que buscam conhecer novos artistas para agregar em seus eventos ou festivais, aumentando assim a circulação artístico-cultural dos independentes.

Se você, assim como eu, é um independente, reflita sobre a estratégia que você poderá adotar para melhorar a sua performance no marketing digital. Estamos começando um ano novo, e pode ser a oportunidade de dar uma guinada na sua carreira pela internet.

Quer receber mais conteúdo e dicas sobre Marketing Digital para bandas e artistas independente? Assine nossa newsletter abaixo.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here