Home Destaques O crescimento da música latina

O crescimento da música latina

Uma pequena análise do cenário independente latino.

268
0
SHARE
Francisco, El Hombre | Divulgação
Francisco, El Hombre | Divulgação

Não é somente pelo sucesso de Despacito, música de Luis Fonsi – com Daddy Yankee que recentemente ganhou uma versão com a participação do cantor canadense Justin Bieber, mas a música latina vem crescendo no mercado já há algum tempo. Ouvimos referências musicais nos principais singles, desdo o pop até mesmo ao hip-hop de Kendrick Lamar.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgou ontem o IFPI Digital Music Report, relatório anual da indústria da música digital. De acordo com o relatório, a receita de música cresceu 12% na América Latina em 2016, o maior aumento para todas as regiões globalmente. Pelo sétimo ano consecutivo, o crescimento na América Latina superou outras regiões do mundo. A música digital representa hoje metade do mercado total na América Latina, onde houve também um aumento de 57% na receita de streaming.

O crescimento vem também para as bandas e artista do indie-rock, que vem crescendo em número de consumidores do mercado de streaming. Um dos casos de maiores sucessos vem do brasileiro Rodrigo Amarante que é um dos artistas indi-rock mais escutados no mundo, graças à música “Tuyo”, abertura do seriado Narcos pelo Netflix, serviço de streaming de filmes e seriados.

Em um cenário geral, sentimos o indie-rock latino uma grande influência dos anos 80, músicas que trabalham bem synths, baterias eletrônicas em algumas bandas como Cineplexx, Little JesusCLUBZ, Los Bunkers e muitas outras.

Uma outra vertente que vem crescendo no cenário independente são os remixes de faixas para entrar nas pistas de dança das principais festas. Um excelente exemplo disto é “Amanecer”, música do grupo Bomba Estéreo que foi remixada pelo DJ brasileiro Omulu.

Para ilustrar melhor o cenário atual do indie latino, preparamos uma playlist com 31 músicas que refletem o crescimento da música latina nos serviços de streaming mundiais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here